sábado, 27 de Abril de 2024  20:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-04-2007

Através do projecto pioneiro http://www.mapmyname.com/beta/


Aveiro - Alunos da UA contam utilizadores de Internet de todo o mundo

À pergunta «quantos serão os utilizadores da Internet?» dois estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro respondem com o projecto pioneiro http://www.mapmyname.com/beta/ cujo objectivo é contabilizar e mapear o número de utilizadores da Internet, a nível mundial, durante um mês.

Foram cinco os meses de concepção do website baseado em tecnologias, open source e na API de mapa do Google, ou seja, a custo zero. «Este projecto enquadra-se numa nova forma de construir websites denominada por WEB2.0», explica João Ribeiro, um dos autores do projecto.

No site, os utilizadores podem registar-se, identificando num mapa, o local ao qual se pretendem associar. O objectivo é «passar a palavra» (spread the word) e provar que qualquer pessoa no mundo está a menos de «6 pessoas de distância do utilizador». Na aplicação, ainda experimental, é possível visualizar a lista dos dez utilizadores que mais pessoas cativam para a rede (Top 10 spreaders).

Através da aplicação de uma fórmula matemática desenvolvida pelos criadores, determina-se que o período de um mês é suficiente para estimar o número de pessoas que utilizam a Internet. «Trata-se de uma progressão matemática exponencial. Esta fórmula tem como variável o dia, ou seja, damos-lhe o dia N e ela devolve o número de pessoas que, segundo a progressão, obteríamos no dia N», decifra João Ribeiro.

No final da contagem, será possível consultar o número e o perfil dos internautas e averiguar, por exemplo, quantas pessoas, nomeadas João, existem no mundo. Além disso, poder-se-á traçar o percurso de alguém que, em Aveiro, pretende falar com um utilizador registado, em Tóquio.

Com a versão oficial, a lançar às 00h00 do dia 22 de Abril, os autores do projecto, João Ribeiro, finalista da licenciatura em Engenharia de Computadores e Telemática e Sérgio Veiga, mestrando na mesma área, estão também a abrir caminho para a introdução de um novo conceito na web, o da «partilha de pessoas versus partilha de fotos/vídeos de pessoas», através do embedded de pessoas em blogues. Ou seja, um utilizador do mapmyname.com poderá introduzir, em vários sites, o seu balão informativo, previamente criado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®